Em fim de semana de paragem/descanso nos respectivos campeonatos, Nuno Fernandes e João Nogueira aproveitaram para rodar jogadores e afinar estratégias para os próximos confrontos a doer, Sporting Vinhense para os Infantis A e Desportivo Portugal para os Iniciados B.
A formação orientada por João Nogueira entrou melhor no jogo, adiantando-se no marcador ainda no primeiro período dos três que compuseram o treino (20'+20'+35'). Golo da autoria de David. No segundo período Patrick elevou para 2-0 para os Iniciados B. Por último, já no terceiro período, Miguel Pires e Frederico Correia, marcaram para os Infantis A, fixando o resultado numa igualdade a dois golos.
Ainda agora o Inverno está praticamente no início e o pelado da Verderena já apresenta grandes deficiências ao nível da drenagem e absorção das águas pluviais. Bastou uma semana de chuva, aliada à carga intensa de utilização (Nos escalões de futebol de 11, Apenas os seniores ali não jogam nem treinam), para por a nú, a falta de condições do piso da Verderena para a prática do Futebol, mais precisamente no Inverno.
Foi no estado que a imagem documenta, captada poucos minutos antes do inicio do jogo em que a nossa equipa de Iniciados B, teve que defrontar a formação do Montijo, bem mais fortes fisicamente.
É urgente fazer alguma coisa, para bem dos nossos jovens, para defender a imagem do Barreiro e do Barreirense, perante aqueles que nos visitam.
Numa cidade que "dizem apoia o desporto", quem acode à Verderena...?
Num terreno impraticável, o Barreirense recebeu e venceu o Montijo por claros 5-0, em jogo da 17ª jornada do Distrital de Iniciados da 2ª divisão, série B.
Depois da excelente vitória no terreno do Lavradiense, a formação orientada por João Nogueira dispunha duma excelente oportunidade de conseguir pela primeira vez no campeonato, averbar duas vitórias consecutivas. A recepção ao último classificado, única equipa que ainda não venceu, com o pior ataque e a pior defesa, era de facto uma grande chance para que isso pudesse acontecer, mas o estado do terreno e a maior compleição física do adversário, deixavam antever à partida dificuldades inesperadas. Iria o jogo tornar-se numa espécie de lotaria ? Quem se iria adaptar melhor ao estado do terreno ?
Rapidamente os nossos rapazes deram a melhor resposta a estas dúvidas. Jogando um futebol prático, simples e com grande entrega, não permitiram ao Montijo qualquer oportunidade de golo, ou mesmo de se aproximarem com perigo da baliza de Nuno e na segunda parte de Sérgio Charruadas, ao mesmo tempo que se instalavam de armas e bagagens no meio campo do adversário, de onde raramente se afastaram.
Apesar do primeiro golo ter surgido cedo (12') por intermédio de Caeiro, o que também contribui para serenar alguma ansiedade, no entanto o Barreirense só voltaria a marcar no inicio da 2ª parte (37'), com Furtado a corresponder da melhor forma emendando à boca da baliza após passe de João Pedro. A partir daqui alcançado o golo da tranquilidade, foi só deixar correr o jogo e aproveitar as oportunidades que iam surgindo para avolumar o resultado, perante um adversário muito desgastado e sem músculo.
Ficha do jogo:
Barreirense: Nuno Aparicio (Sérgio Charruadas 35'), João Pedro, Igor (João Pinto 35'), Justo, Teixeira ( Maykon 45'), Flôr ( André Gomes 45'), Patrick (Pina 35'), Bandeira (Torres 35'), Caeiro, Furtado, David (Rúben Lopes 50'), Treinador: João Nogueira/Teixeirinha.
Montijo: Miguel Ângelo, Pedro Carvalho, Cajó, Leandro, Rui Correia, Gelson, Amaral, Cerdeira ( Ricardo Ferreira 57'), Pedro Moço, David Pontes, José Marques (Mauro 35'), Treinador: António Antunes.
Árbitro: João Marques, Assistentes: Rui Cidade Silva e Paulo Almeida
João Nogueira: Foi muito complicado com este terreno, estávamos até à espera que não houvesse jogo devido às condições do campo, mas os miúdos entregaram-se muito bem, houve muita atitude, gostei muito. A derrota é algo pesada para o Montijo, o António foi meu adjunto no Luso, apesar de querer ganhar sempre, fiquei algo triste por ele. O pior do jogo foi o facto do Igor se ter lesionado mais uma vez, para a semana descansamos, temos 15 dias para o tentar recuperar.
António Antunes: Campo péssimo, para uns miúdos que trabalham bem, mas não se consegue jogar a bola num campo destes, de resto nada a dizer quanto ao resultado. O Barreirense esteve bem, foi melhor, nada a dizer, parabéns ao Barreirense.
Surpresa, ou não, o Barreirense teve que lutar muito para ganhar, e assim inverter a tendência de jogos negativos. Ainda não vencera na 2ª volta do Campeonato.
Uma vitória justa da melhor equipa em campo, apesar do Lavradiense acreditar sempre, que era igualmente possível ganhar.
Três pontos conquistados, num encontro em que a formação do Lavradio, em vésperas da deslocação ao campo do D. Portugal, poderá ter complicado as contas do apuramento para a 2ª fase da competição.
Os pupilos de João Nogueira entraram com atitude atacante e abriram o activo aos 17', por intermédio de David, que se estreou a marcar esta época. Bandeira cobra um pontapé de canto do lado direito, a bola sobrevoa a pequena área e David oportuno a finalizar, num excelente golpe de cabeça.
A partir daqui, os da casa sentiram que o jogo não ia ser fácil. Mas graças à acção individual do inevitável Edgar, o Lavradiense repunha a igualdade no marcador, aos 24' de jogo. Edgar fintou quem lhe apareceu pela frente e bateu Nuno com um remate rasteiro junto ao poste.
Para a segunda parte, João Nogueira, refrescou a equipa com cinco substituições duma assentada. E do banco, saltou o herói do jogo. O Barreirense voltou a pegar no jogo e numa descida pelo lado esquerdo, Furtado serve Patrick à entrada da área, que com um trabalho fantástico, fabrica o golo da vitória.
Barreirense: Nuno (Mauro 35'), João Pedro, Justo, Mauro Afonso, João Antunes (Teixeira 35'), Torres (Flôr 35'), Francisco (Pina 35'), Bandeira (João Pinto 69'), Caeiro, Furtado (Ruben Lopes 70+1'), David (Patrick 35). Treinador: João Nogueira/Teixeirinha (Tr. adjunto).
Árbitro: Vasco Marques - Assistentes: Rui Macau e Pedro Almeida - N.A. Almada/Seixal
Disciplina: Cartão amarelo para André (36'), Sabino (44') do Lavradiense - Bandeira (62'), Flôr (70'), Pina (70+3'), João Pedro (70+4') do Barreirense.
O Barreirense voltou a tropeçar, desta vez em casa, frente ao Sesimbra, por expressivos 0-3, (a Verderena apenas viu uma vitória do Barreirense esta temporada), em jogo da 15ª Jornada do Distrital de Iniciados, 2ª divisão, série B.
Dois golos de Paulo Freitas, nos primeiros 20 minutos do encontro, abriram caminho para a justa vitória do Sesimbra, embora por números exagerados. Para o Sesimbra a vitória era essencial para se manter na corrida pela passagem à segunda fase da competição, pelo que o seu técnico José Carlos, só poderia estar satisfeito pela forma rápida como a sua equipa soube resolver cedo o jogo, para não passar depois por grandes sobressaltos.
O Barreirense tentou responder, mas sem capacidade de penetração, na corpulenta e bem organizada defensiva Sesimbrense, foi de bola parada que a turma da casa levou mais perigo à baliza contrária. Bandeira viu o poste devolver a bola, Baldaia e Furtado acertaram nas redes mas pelo lado de fora.
Ao intervalo, Igor com problemas (novamente) na virilha, David com entorse no pé e Flôr por opção já não regressaram, rendidos por Fábio, Patrick e Torres respectivamente. Cabia agora a Fábio fechar o corredor central da defesa, a Torres e Patrick pedia-se equilíbrio a meio campo, maior pendor ofensivo e golos.
Só que o Sesimbra não estava pelos ajustes e apesar de menos perigoso na 2ª parte, soube sempre gerir de forma eficaz a vantagem de 2 golos trazida da primeira parte, conseguindo mesmo sobre o final, ampliar o placar, por intermédio de Samuel Santos, aproveitando da melhor forma a deficiente cobertura defensiva da nossa equipa.
Num jogo muito igual, a grande diferença, para além da estatura, residiu no facto do Sesimbra ter tido um melhor coeficiente de finalização.
Ficha do Jogo:
Campo: da Verderena no Barreiro
Barreirense: Nuno Aparício, João Pedro, Igor (Fábio 35'), Mauro Afonso, Maykon ( André Gomes 52'), Flôr (Torres 35'), Baldaia (Luisinho 50'), Edy (Bandeira 21'), Furtado, Caeiro, David (Patrick 35'). Treinador: João Nogueira
Sesimbra: André Costa, Golçalo Vicente, Tiago, Paulo Freitas, André Najavit, Alexandre, Flávio Rocha (Gonçalo Neto 55'), Gonçalo Pulquerio, André Pinto (Samuel Santos 35'), Bruno Casaca (João Pinhal 69'), André Candeias. Treinador: José Carlos
Disciplina: Cartão amarelo para André Candeias 53'.
Arbitro:Nuno Pestana, Assistentes: João Domingos e Rui Nunes, N.A. Almada/Seixal
Golos: Paulo Freitas (15', 22'); Samuel santos (68').
Resultado Final: 0-3, resultado ao intervalo: 0-2.
Melhor jogador do Barreirense em campo: Mauro Afonso.
O Alfarim venceu o Barreirense por 4-0, num encontro marcado pela eficácia do avançado Afonso que logrou obter um Hat-trick, revelando-se assim determinante na vitória da sua equipa.
As contrariedades de João Nogueira para este jogo, começaram ainda antes do apito inicial do árbitro. Na véspera "perdera" o Guarda Redes Nuno Aparício (convocado à última hora para os Iniciados A), no aquecimento, Justo, queixou-se duma indisposição e ficou fora das contas do Mister João. Edgar, com gripe, também não alinhou nas melhores condições, sendo substituído por Mauro Afonso logo aos 32' de Jogo. Todas estas contrariedades aliadas a erros próprios, resultaram numa vitória tranquila do Alfarim, naquela que foi até ao momento a derrota mais pesada do Barreirense B, na presente temporada.
O primeiro golo da partida, surgiu logo aos 9', o primeiro dos 3 golos que Afonso viria a marcar: um gesto técnico de se lhe tirar o chapéu, a aproveitar da melhor forma, uma deficiente reposição de bola em jogo (pontapé de Baliza) do Guarda Redes Sérgio. O segundo num golpe de cabeça, também ele, apesar das facilidades concedidas pela defesa contrária, a demonstrar boa técnica. E por último a aparecer no sitio certo para finalizar um contra-ataque conduzido pelo lado direito.
Ficha do Jogo:
Campo: Complexo Desportivo de Alfarim
Alfarim:Dani (Rafael 65'), Gonçalo, Cachão, José, Samuel, Rui (Diogo Ribeiro 53'), César, Diogo Mata (Dani II 35'), Nataniel, André (Romeu 35'), Afonso (João 60'), Treinador: Luís Capitulo.
Disciplina: Amarelo a Rui 52', Dani 65' e Romeu 67'.
Barreirense: Sérgio (Mauro 35'), Edgar (Mauro Afonso 32'), Igor, Fábio, João Antunes (Teixeira 35'), Flôr (João Pinto 50'), Patrick, Bandeira (Torres 47'), Furtado, Caeiro, David (André Gomes 58'), Tr. João Nogueira/Teixeirinha.
Disciplina: amarelo a Fábio 55' e Furtado 65'.
Arbitro:Vítor Gonçalves, assistentes: Carlos Seabra e Manuel Janota - N.A. Pinhal Novo