Está para breve (7 de Novembro) o lançamento da Caderneta de cromos autocolantes de todos os atletas que compõem as equipas dos diversos escalões do Futebol Clube Barreirense para a época 2008/2009. As saquetas de cromos bem como a respectiva caderneta estarão à venda nas diversas instalações do clube, bem como noutros locais aderentes ainda por definir. O custo da caderneta será de 5,00€ e cada carteirinha contendo 4 cromos custará 0,50€.
O Barreirense B rubricou uma exibição quanto baste para levar de vencida a formação do Montijo, em jogo da 6.ª jornada do campeonato Distrital de Iniciados da 2.ª Divisão, série B.
Marcar cedo, logo aos 9 minutos num remate cruzado de Luisinho foi a chave do sucesso, frente a um Montijo que revelou grandes fragilidades ao longo do jogo.
Apesar da robustez dos números, faltou alguma consistência à exibição alvi-rubra, com muito individualismo á mistura, não fora isso e a goleada poderia chegar a números bem maiores.
Miguel Flôr, enquanto esteve em campo, foi o principal rosto do esforço e sacrifício duma equipa lutadora, mas que não conseguiu por em campo uma dinâmica atacante para além do razoável.
Ficha do Jogo:
Montijo: Mauro, Pedro (Ruben 25m), Leandro, João Pedro, Pontes, Miguel, Cerdeira, Rua, Bernardo, Moço, António (Bruno 63m). Treinador: Júnior/Filipe
Barreirense B: Nuno (Mauro-Interv), João Pedro, Igor (Justo 40m), Mauro Afonso (Fábio interv), João Antunes (Maykoninterv), Flôr (João Pinto 49m), Luisinho, Bandeira (Pimenta interv), Caeiro, David (Baldaia 45m), Furtado. Treinador: João Nogueira/Teixeirinha
Equipa de Arbitragem: Vera Marcelo, Sophia Rosa (Banco), PatriciaCarlinhos (peão) - Núcleo A. Almada-Seixal.
Disciplina: Montijo: - Moço, amarelo 32m; Barreirense B: - João Pinto, amarelo 60m - João Pedro, amarelo 70m.
Marcadores: 1-0 Luisinho (9m), 2-0 João Pedro (33m), 3-0 João Pinto (67m)
Num jogo algo incaracterístico, foi de facto Edgar quem desequilibrou. Pelo que marcou (apontou os dois golos da sua equipa) pelo que jogou (ainda atirou mais uma bola ao poste) e pelo que atemorizou os adversários, não os deixando explanar o seu futebol. Edgar é literalmente doutro campeonato.
Apesar de não ter conseguido grandes ocasiões para marcar, o Barreirense B ainda equilibrou o jogo na primeira parte, segurando o 0-0 até ao intervalo.
Na segunda parte tudo se alterou, o Lavradiense marcou cedo e a partir daí passou a ter um claro domínio sobre o adversário. Mais possantes e mais rápidos sobre a bola pressionavam alto não deixando a equipa da casa responder ao golo sofrido.
A meio da segunda parte, na sequência dum livre cobrado a meio campo surgiu o caso do jogo. Bola longa bombeada para a grande área do Barreirense, o Guarda-redes Sérgio é "atropelado" por Edgar na pequena área, o árbitro nada assinala e a bola acaba no fundo da baliza. 2-0 para o Lavradiense.
A partir daqui a equipa da casa acusou em demasia este duro golpe (apesar dos incentivos que vinham do banco) em contraste com o Lavradiense que soube controlar bem a posse de bola, gerir o resultado e ainda dispor de duas boas ocasiões para voltar a marcar.
Tal como o mister João Nogueira havia prometido, aqui estão as normas de comportamento para a época 2008/09 dos Iniciados B.
Baptizadas pelo Mister de "20 Mandamentos", estes visam sobretudo criar nos jovens atletas que compõem o plantel um espírito de Fairplay e desportivismo, ao mesmo tempo que introduz regras de convivência e disciplina salutares entre todos os elementos do grupo. porque o Fairplay não é uma treta... confira os 20 Mandamentos clicando no link abaixo.
O Barreirense futebol jovem, aproveitou a deslocação a Sesimbra para falar com o treinador João Nogueira. Uma conversa aberta, sem tabús, em que o "Mister" aborda questões da actualidade do grupo: as opções, o plantel, o arranque de campeonato, os castigos, as convocatórias, as condições de trabalho...
Perante um adversário que conta nas suas fileiras com atletas de grande envergadura física, só um Barreirense ao seu melhor nível poderia sair do campo da Maçã, com um bom resultado. Tal não se verificou devido à apatia com que a nossa equipa entrou no jogo. Pouco acerto nas marcações e posse de bola quase nula. Ainda assim coube à formação alvi-rubra, um pouco contra a corrente de jogo, inaugurar o placar, na sequência duma grande penalidade a castigar um derrube a Edilson na grande área. Caeiro chamado a marcar, não falhou fazendo 1-0.
Ainda na 1ª parte o Sesimbra viu o seu domínio dar frutos, conseguindo mesmo dar a cambalhota no marcador, chegando ao intervalo a vencer por 2-1.
Na 2ª parte inverteram-se os papéis, o Mister João Nogueira trocou 4 unidades ao intervalo e a equipa melhorou substancialmente. Mais posse de bola, melhor circulação e sobretudo uma boa condição física, deram ao Barreirense um novo fôlego. Uma desconcentração na cobrança dum livre, sentenciou a partida a favor dos Sesimbrenses. Com uma desvantagem de 3-1 o melhor que os visitantes conseguiram foi reduzir para 3-2, novamente na conversão de uma grande penalidade. O guarda redes do Sesimbra ainda defendeu o primeiro remate, mas não conseguiu evitar a recarga vitoriosa de Caeiro. O empate ainda esteve á vista quando perto do final, Diogo Mestre ganhou em velocidade à defesa contrária e atirou ao poste.